E tu, qual animal és?

“Está ali uma cobra!” As vozes das crianças parecem animadas e curiosas. O encontro com o animal na floresta revela uma atitude confiante e desperta das crianças em relação a este ser, que, geralmente, é bastante tímida. Animais, selvagens e domesticados, foram tema no jardim-de-infância nos últimos meses. A título de exemplo, observámos alguns animais mais exóticos num passeio no Safari Park e contatámos com um pinto recém-nascido, segurando-o na mão, sentindo o batimento cardíaco. Incorporámos animais em jogos, explorámos os seus sons e a sua vida na natureza.

O nosso grupo do jardim-de-infância cresceu graças a quatro novas crianças de três anos. Todos juntos formam um grupo de nove crianças agora. E as nossos três crianças mais velhas foram evoluindo cada vez mais para o próximo grupo de aprendizagem. Esses novos passos na vida de cada criança são acompanhados por cerimónias de passagem.
Numa manhã, realizámos uma cerimónia de passagem simples, mas forte, com as crianças e os seus pais, na qual nasceram novas ‘lagartas’ e ‘borboletas’. Estes nomes de animais correspondem a etapas de desenvolvimento e esta designação torna lúdica e acessível esta passagem para as crianças.

No “espaço de aprendizagem” os mais velhos descobrem números e letras. Giz e cartão, pedacinhos de madeira e cola revelam por vezes peças artísticas. Outra prática regular é a nossa manhã de contar histórias. Um membro da comunidade inventou uma personagem baseada na sua origem palestiniana, que visita o jardim-de-infância, vinda de uma terra distante. Vestida com a tradicional roupa da Palestina, ela conta as suas histórias, às vezes muito mágicas e às vezes sobre a própria vida no Médio Oriente. Esses espaços inspiram a fantasia, desenvolvem o foco e a concentração e também proporcionam às crianças o contato com outra cultura e a sua tradição.

A nossa equipa de professores do jardim-de-infância teve também nos últimos meses o prazer de ter uma estagiária entre nós. Anita, atualmente com 14 anos, e que cresceu em Tamera, viveu a experiência do que significa ser professora, orientando as crianças pequenas e pesquisando acerca do desenvolvimento que foi observando nas mesmas ao longo do tempo. Ela incorporou maravilhosamente a sua própria experiência de ser uma criança da comunidade na sua função de estagiária, trazendo, por exemplo, de forma divertida as suas competências na performance de uma personagem que fala português, complementando a nossa abordagem trilingue no jardim-de-infância.