O ritual da transformação no jardim de infância

As crianças estão a crescer e a florescer.

Celebramos o ritual da transformação várias vezes ao ano. Queremos dar a oportunidade aos pais e amigos das crianças de observarem os passos de desenvolvimento que as crianças dão, de uma maneira consciente e celebrativa. 

Também é um espaço para apreciar o ser puro de cada criança e as suas qualidades únicas e individuais. O recorrente ritual reforça o sentimento de bem-estar e dá força ao sentimento “NÓS” do próprio grupo.

Um exemplo: No ritual da transformação, as crianças de 3-4 anos entraram no espaço do ritual como lagartas, foram embrulhadas em papel e saíram do seu casulo com asas, já no novo estado de borboleta. Acompanhadas por música e voz, voaram e beberem a bebida do amor e da luz tal como as borboletas fazem. A sua comunidade e amigos estiveram presentes durante todo este ritual.

As borboletas estão agora prontas para receber as suas novas tarefas no jardim de infância. Ajudam os mais pequenos a arrumarem e a vestir-se. Dão orientação social no dia a dia e, principalmente, nos conflitos sociais. 

As borboletas podem agora explorar o mundo envolvente num espectro maior e encontrar as maravilhas do mundo.