Semana da ciência e nutrição

Como funciona o corpo humano e do que precisamos para viver? Comida e ar? E qual a nossa relação com os alimentos que ingerimos?

Começámos a nossa semana convidando a Irma, um membro da nossa comunidade, para nos falar sobre porque é que ela se tornou vegana, partilhando conosco a violenta realidade dos animais na industria alimentar e mostrando como é possível viver uma vida perfeitamente equilibrada e saudável sem provocar sofrimento noutros seres. Neste sentido, tivemos também a visita da Katrin, uma das especialistas em nutrição de Tamera, que nos trouxe alguma informação acerca da dieta vegana – os comos e os porquês. Fechando o tema da alimentação e do seu impacto no mundo, tivemos conosco a Catarina, mãe de dois alunos, que nos trouxe o tema do comércio justo, nomeadamente na indústria do chocolate. 

Ainda nesta lógica do mundo que nos rodeia, visitámos a casa das ervas, onde a Irma nos falou dos poderes medicinais das plantas e nos ensinou ainda a identificar e utilizar as diferentes espécies. 

Mais tarde na nossa semana, entrámos na questão: como funciona o corpo humano? Aqui tivemos o nosso professor Hugo, a explicar os diferentes sistemas do corpo e como funcionam e também o Eiko que nos demonstrou como funciona o sistema respiratório e onde todos pudemos medir quanto ar cabe nos nossos pulmões. Mais tarde, convidámos uma das nossas parteiras, Uta, para nos falar do ciclo feminino. Pensámos sobre várias questões como por exemplo: será que o nosso corpo também funciona por ciclos, como a natureza? 

Qual a relação entre as fases da lua e o corpo da mulher? E o que tudo isto pode ter a ver com a estações do ano?

Terminámos a nossa semana, com o tema da gravidez e do parto, onde através de imagens e perguntas e respostas, ficámos com uma noção bem mais completa do que é este momento tão mágico na vida do ser humano. 

Resta contar-vos que as alunas do 6o ano, passaram duas noites no moinho, em Tamera, juntamente com algumas professoras, Corina, Julianne e Mafalda, onde tivemos espaços descontraidos entre mulheres/raparigas, e onde diversas questões sobre estes e outros topicos puderam ser discutidos num ambiente bastante bonito. 

Foi uma semana intensa e fantástica!