A “Escola Itinerante”
A “Escola Itinerante” é um elemento importante da nossa escola, já que muitos conteúdos de aprendizagem podem ser vivenciados e mais facilmente interiorizados no local: assim, as viagens por Portugal e noutros países proporcionam-nos o contacto com as pessoas e a cultura de um determinado país, permitem-nos experienciar a geografia, descobrir a história no local, analisar espaços de vida e a sua diversidade de formas e, à medida que a idade aumenta, reconhecer contextos políticos. Além disso, as viagens representam um grande potencial na formação do caráter: confrontar-se com novas ideias, encontrar-se a si mesmo noutras situações e estar em viagem integrado num grupo. Tal representa frequentemente um salto no desenvolvimento do aluno nem sempre previsível anteriormente.
Normalmente, no outono tem lugar uma grande viagem, frequentemente inserida no “Campus Global”, da organização da rede política do Centro de Pesquisa para a Paz de Tamera. Por vezes, estas viagens estão ligadas à digressão teatral, sendo que o teatro liga os alunos e os professores criando uma zona de contacto especial que proporciona uma troca de experiências com as pessoas locais. As viagens podem ocorrer com toda a escola ou também com determinados níveis etários (por exemplo, viagem por Portugal na “Primary”, primeira viagem política na “Secondary” 1 e viagem final ao concluir o tempo escolar)
História da Escola Itinerante no nosso Projecto
Em 1995, criámos uma Escola da Juventude na comunidade de Tamera que acompanhou várias gerações de jovens em ” Viagens Políticas” a vários países:
- Índia, 1998
- Croácia, 2000
- Peregrinação Grace em Israel/Palestina, 2007
- Peregrinação Grace em Portugal, 2008
- Peregrinação Grace na Colombia, 2010
- Intercâmbio com o projeto Âncora no Brasil, 2016-2017
- Viagem Política para os EUA, 2019
- Viajem a Damanhur, Italy, 2023
Uma peça de teatro foi criada pelos jovens actores com base nas suas experiências em Israel/Palestina. Durante muitos anos, esta peça esteve no centro da nossa construção comunitária, interna e internacional. A peça foi representada em 4 linguas na Alemanha, Suíça, Portugal e finalmente na Colômbia juntamente com um grupo de jovens actores de uma Comunidade de Paz na Colômbia, membros da rede Campus Global.
Ver o vídeo: Hope for Colombia!