Estágio do Instituto Favela da Paz de São Paulo connosco

O grupo da Escola da Esperança teve o privilégio de receber, durante um mês, Pikeno, membro do Instituto Favela da Paz, sediado em São Paulo, no Brasil. Pikeno ali foi criado e mais tarde co-criou um Instituto socio-cultural no seio, do que foi considerada nos 90, uma das favelas mais perigosas do mundo. Trabalha com crianças e jovens na favela Jardim Ângela, utilizando percussão/musica como uma ferramenta para proporcionar experiências comunitárias, desenvolver o conhecimento ao nível social, bem como apoiar estes jovens a criar as vidas que sonham ter.

A intenção do Pikeno para este estágio, em que esteve connosco durante o mês de Outubro, era a de conhecer a nossa forma de acompanhar as crianças e jovens na sua vida diária e que essa aprendizagem lhe permitisse melhorar o seu trabalho em São Paulo. Ele participou nos tempos letivos, de recreio e na vida diária em Tamera, visitando todas as nossas áreas de trabalho: jardim de infância, primária, 2º e 3º ciclos e o grupo de jovens. Como Pikeno descreveu no seu relatório, a sua abordagem na primeira semana foi a de conhecer as crianças, os jogos a que estas brincam e o seu ritmo, de modo a criar um  laço. Apoiou os professores em cada um dos espaços onde foi convidado, propondo jogos e dando orientação às crianças, também ao nível social. A primeira metade do seu estágio foi um Tempo  Comunitário de Crianças, onde todas as crianças e jovens, a partir dos 6 anos, viveram em conjunto no mesmo espaço. Uma equipa de adultos acompanhava-os, certificando-se que estes tinham o que precisavam. A ideia foi criar uma base de onde todos os impulsos para atividades e  conflitos entre crianças pudessem encontrar soluções criativas em conjunto.
Durante este tempo comunitário de crianças, Pikeno aprenderia a usar conflitos que surgiam entre as crianças e convidas-la-ia a falarem sobre isso no círculo de partilha seguinte (ao qual chamamos “Furorium”).
Mais tarde, começou a dar aulas de Capoeira e percussão. Como o próprio descreve, depois de 2 ou 3 aulas, as crianças começavam a tocar alegremente e com auto-confiança. Os grupos tornaram-se capazes de utilizar os exercícios que tinham aprendido e apresentarem-nos diante de toda a comunidade escolar. E mais tarde até diante de toda a comunidade e hóspedes em Tamera, no nosso encontro semanal – a Matinee.
Da sua experiência no jardim de infância, Pikeno partilhou um insight referente a como canalizar o dom de uma criança e o seu potencial em algo positivo, fazendo-as sentir uma parte importante do grupo.
Na sua última semana em Tamera, Pikeno foi convidado a participar na nossa Escola interna de Pais , onde os adultos se reúnem para aprender sobre crianças e jovens,  bem como para partilharem da forma mais honesta possível, os seus desejos relativos aos seus filhos e em como ultrapassar os obstáculos que surgem no processo. Durante este período de tempo, em jeito de ritual, abençoámos 3 das nossas mulheres grávidas e também convidámos o Pikeno para receber essa mesma bênção da nossa comunidade, no seu processo de se tornar Pai de gémeos nos próximos meses, bem como à sua parceira, a futura Mãe. Este evento comoveu-o bastante, pela dimensão e importância que damos a estes eventos das nossas vidas e à magia que ele experiencou.

Todas a semanas, Pikeno passou uma manhã com a matilha de cães que cuidamos aqui em Tamera, alimentando-os, dando-lhes passeios e amor. O Pikeno tem um amor especial por cães e cachorros, o que lhe permitiu abrir em plenitude o seu coração.
Queremos agradecer à Fundação Grace, por financiar tanto a sua  viagem como a sua estadia. Este estágio foi bastante significativo para nós, também no âmbito dos intercâmbios para a educação para a paz do Campus Global. Em cada parceria existente no mundo, tentamos ver em conjunto que tipo de educação é relevante para cada membro nuclear, de cada um dos projectos-parceiro. Atualmente, o tema do acompanhamento de crianças é ainda mais uma parte integrante do currículo para a paz do Campus Global.

Podem seguir o seu trabalho em São Paulo.