Visita do Professor José Pacheco a Odemira

Nos dias 26 e 27 de Maio, tivemos a honra de receber um convidado muito especial: o visionário Professor José Pacheco, um dos pioneiros da “Escola da Ponte”, uma escola pública localizada no norte de Portugal, que segue os princípios da educação democrática desde 1976. Atualmente, José Pacheco está a viver no Brasil, onde apoia o desenvolvimento de escolas livres como, por exemplo, o “Projeto Âncora”, em São Paulo.

No contexto do seu atual périplo por Portugal, visitando vários projetos, o professor foi convidado pelo Vereador da Educação da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, para se reunir com os diretores dos agrupamentos de escolas, professores, educadores e pessoas responsáveis pelos diferentes projetos relacionados com a educação no município de Odemira. O objetivo era falar sobre possíveis soluções para ajudar a resolver a situação difícil que se vive nas escolas públicas. As suas palavras foram radicais e comovente: “Uma criança que não quer aprender está doente – ou é a sua escola que está doente. Os alunos do século XXI estão a ser ensinados por professores do século XX, de acordo com leis do século XIX.” Na sua opinião, as aulas são inúteis e prejudiciais; as férias escolares, as turmas, os exames e as notas, tudo isto pertence a um sistema de educação obsoleto; assim como os professores que se encontram sós à frente de uma turma, enfrentando um muro de silêncio. “Nas minhas escolas, todos aprendem – incluindo os professores, incluindo a comunidade. Não existem muros separando da comunidade, e as escolas estão abertas 24 horas por dia, 365 dias por ano.”
No seu segundo dia de visita ao concelho de Odemira, o professor visitou Tamera. Durante a manhã, a equipa da Escola da Esperança teve a oportunidade de ter conversas inspiradoras, falar sobre o processo de legalização da escola e receber alguns conselhos do José Pacheco. Foi um intercâmbio criativo, com muitas ideias para futuras colaborações.
À tarde, num encontro mais alargado, participaram membros da comunidade, alguns educadores e professores e outras pessoas convidadas, pais, amigos e vizinhos de Tamera mostrando interesse pelo tema e pelo professor. Silvie Bossert (professora da Escola da Esperança) deu início à sessão com uma breve apresentação sobre o tipo de pedagogia usada na nossa escola. A seguir, o professor José Pacheco iniciou a sua intervenção com a sua questão clássica: “O que desejais saber?” Mostrando que o que importa (na educação) é responder às questões específicas segundo o interesse do interlocutor (alunos) e não apenas dar respostas a questões que nem sequer foram colocadas. Um espaço foi assim aberto para dar responda às nossas verdadeiras questões. Mais tarde, num círculo menos numeroso com professores e educadores, José Pacheco continuou a partilhar sobre a sua vasta experiência como educador. Estes dois dias foram muito inspiradores e ricos em pensamentos e afirmações radicais, condimentados com o sentido de humor do professor José Pacheco.
Bem haja Professor!